Vídeo: Caças Su 24 exibem-se a navio americano

Caça de ataque e intercepção Su-24 da Rússia

Vídeo mostra Su-24 da Rússia a sobrevoar o navio USS Ross da Marinha Americana.

Um vídeo revelado pela CNN mostra um caça Su-24 russo a sobrevoar o navio "destroyer" de guerra americano USS Ross, enquanto este navegava no Mar Báltico. No total terão sido seis os aviões a participar na acção, que na Rússia vieram representar um suposto desvio de rota por parte do navio, a partir da "mostra de força armada", no entanto, tal foi negado pela Marinha Americana, negação agora confirmada com este vídeo que mostra um avião aparentemente desarmado a fazer um puro e simples jogo territorial. O USS Ross terá portanto mantido a rota e seguido o seu rumo de forma normal.

Destroyer USS Ross
 
Horas antes, o secretário de defesa dos Estados Unidos, Ash Carter, foi à BBC, na segunda feira (ontem), alertar para o facto das crescentes tensões na região e de uma possível eminente investida militar por parte dos separatistas russos, responsáveis pela proclamação da independência da Crimeia e posterior anexação por parte de Moscovo. 
 
A Rússia tem mantido forte presença militar na região e apoiado continuamente as forças rebeldes favoráveis à influência russa na Ucrânia. Tal forçou a NATO/OTAN (Organização do Tratado Atlântico Norte) a aplicar as chamadas "Assurance Measures" (Medidas de Garantia") com o objectivo de tranquilizar os países amigos na região.
 
Portugal têm actualmente, no âmbito destas medidas, destacado na Lituânia uma força mecanizada formada por 26 blindados Pandur (incluindo a versão equipada com um canhão automatizado de 30mm e de maior blindagem) e outras viaturas sem blindagem, assim como quatro caças F-16 estacionados na Roménia, (portugal-defense-news.webnode.pt/news/cacas-f-16-da-forca-aerea-na-rom/). 
 
Veja o Vídeo:
 
Fonte: BBC via "Observador"
Imagens: Vários
Texto: Portugal Defense News and global 

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.