Exército Português vai adquirir 194 viaturas táticas e ainda 20 viaturas Pandur

Viatura tática Land Cruiser das Forças Armadas Portuguesas
Além das 194 viaturas táticas o exército vai ainda receber mais 20 blindados Pandur, dando ainda inicio ao programa de renovação da arma ligeira (pessoal).
Nos próximos anos o Exército Português vai receber cerca de 194 viaturas táticas de 4 vezes 4, de forma a colmatar uma lacuna a muito detectada pelos militares. Em missões humanitárias, por exemplo, nem sempre a força tem/teve disponível veículos necessários para o comprimento da sua missão, aliás, já chegou mesmo a pedir emprestado equipamento do tipo a países aliados. 
 
Inicialmente, quando Portugal começou a enviar militares para o Afeganistão, teve durante algum tempo que operar com viaturas da Espanha, até que finalmente decidiu obter duas dezenas de "Humvee´s" de fabrico americano, onde mais tarde receberam blindagem em Israel, pouco depois recebeu outro pacote de carros idênticos, já com blindagem incorporada, num número que o PDN (Portugal Defense News) desconhece.
Militares do Exército a operar com um Humvee dos que Portugal inicialmente recebeu, o facto de não terem vindo já equipados com blindagem acabou por causar a morte de dois militares quando o mesmo foi atingido por uma "bomba de beira de estrada" no Afeganistão.
 
A informação terá sido revelada por fontes parlamentares, mas os mesmos não deram a entender que tipo será comprado, se terão blindagem ou em caso afirmativo, quantas irão vir com essa mais valia.
ImagemNo início das comissões no Afeganistão, os militares portugueses tiveram que fazer uso de equipamento espanhol, como se vê na imagem.
 
Além destas quase 200 viaturas, o Exército espera ainda receber mais 20 blindados Pandur de forma a completar os 200 considerados minimamente necessários, já que a quantidade inicial seria de cerca de 270 (a contar com as 20 que iriam para a Marinha, esta irá acabar por afinal não receber nenhum). A partir de 2017 irá também ser dado início à renovação da arma ligeira com um contrato inicial, ainda não se sabe com quem, para a substituição de 11 mil G3, em uso desde 1960.
 
Fonte: dnnotícias / arquivo do PDN / outros
Imagens: Vários
Texto: Portugal Defense News... and global
 

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.