Exercício naval junta meios portugueses e aliados nos mares nacionais

Em primeiro plano, a velhinha corveta portuguesa Jacinto Cândido, em segundo uma das duas fragatas portuguesas da classe Bartolomeu Dias (a NRP Bartolomeu Dias ou a NRP Francisco de Almeida), logo atrás segue o espanhol ESPS Cristóbal Colón e nos limites fiáveis da visão está o que parece ser o FS Courbet da França.
Está a decorrer, até dia 26 deste mês, o exercício CONTEX/PHIBEX 2015 que junta cerca de 20 navios, nacionais e Estrangeiros, nos mares de Portugal.

Está actualmente a decorrer, ao longo da área marítima de Portugal, o Exercício Contex/Phibex 2015 que decorre desde o passado dia 17 ao próximo 26 deste mês.

NRP Álvares Cabral da Marinha Portuguesa.

Nas manobras navais, que juntam cerca de 20 navios de Portugal, França, Espanha, Holanda e Alemanha, exercitam-se procedimentos e tácticas associadas ás várias disciplinas navais de guerra no mar, assim como a vigilância e interdição marítima, desembarque anfíbio e operações integradas de combate.

FS Courbet da França.

Irão também participar forças de fuzileiros nacionais e espanhóis e ainda dois modelos de aeronaves da Força Aérea, englobando 4000 militares entre tripulações, unidades auxiliares e sub ramos das Forças envolvidas.

Portugal ocupa-se neste exercício com um total de 12 embarcações: o navio tanque NRP Bérrio; as fragatas NRP Bartolomeu Dias, NRP Vasco da Gama, NRP D.Francisco de Almeida e NRP Álvares Cabral; a corveta NRP Jacinto Cândido; o Navio Patrulha Oceânica NRP Viana do Castelo; os navios lancha de patrulha costeira NRP Cassiopeia, Argos e Orion; o submarino U214/209PN NRP Tridente e ainda o navio Oceanográfico NRP D.Carlos I.

ESPS Cristobal Colón da Espanha.

Da parte aliada encontram-se a exercitar 8 navios: entre os quais o FS Courbet da França ; a Espanha com o ESPS Cristobal Colón e na força de desembarque com o ESPS Castilha, ESPS Juan Carlos I e a fragata de escolta ESPS Santa Maria; e a Holanda com o HNLMS Tromp.

O porta aviões (e polivalente logístico - doca)  Juan Carlos I e o NVPOL (Navio Polivalente Logístico) ESPS Castilha.

Fonte: Portal da Marinha/ Euromarfor

Imagens: Euromarfor/ wikimopia.org/ driza.wordpress.com

Texto: Portugal Defense News... and global

 
 
 

 

 

 

 

 

Etiquetas

A lista de etiquetas está vazia.